sexta-feira, 28 de novembro de 2008

É POSSÍVEL RECOMEÇAR...

Tania Ma. Gurgel do Amaral (tania.gurgeldoamaral@yahoo.com.br)

cidade: Fortaleza
estado: CE
idade: De 61 a 70 anos
sexo: feminino
categoria: OUTRAS
texto: É POSSÍVEL RECOMEÇAR...

A Praça do Ferreira e o Shopping Center Um vêm se consolidando como pontos de encontros dos 5Otões de Fortaleza. Isso é ótimo e revela que querem permanecer atuantes e participativos. Diariamente os encontros acontecem . Os da Praça permanecem em frente a farmácia Oswaldo Cruz e os do Center Um, na área que dá acesso as escadas rolantes.
Já estive nesses lugares e confesso que fico curiosa , imaginando o que eles tanto conversam, porque riem e discutem. Há os que continuam "paquerando"...
Mas, enquanto alguns 5otões se dedicam às atividades esportivas (tênis, natação) outros, continuam nos empregos ou trabalhos até porque o salário da aposentadoria chega a ficar comprometido antes do final do mês.
Os que gostam de "papear", colocar os assuntos da mídia em dia, freqüentam seus ambientes preferidos: rodadas de aperitivos num bar, restaurante ou clube; jogos de baralho, gamão, bilhar ou sinuca; reuniões literárias ou de associações da classe que são detentores.
Estas revelações aqui registradas têm um objetivo muito simples: mostrar para vocês, leitores amigos, que este ritual é próprio do sexo masculino.
Os homens não se integram facilmente nos grupos de Melhor Idade. Raros são os que acompanham suas esposas; raros são os que retornam para uma sala de aula para conviver e trocar experiências, para uma atualização de conhecimentos, das transformações culturais, políticas e sociais, que a cada dia se mostram mais complexas e com linguagens e tecnologia avançada pelo progresso.
Com as mulheres ocorre o contrário. Por terem dedicado quase que totalmente ao papel de mãe, donas de casa, hoje com o tempo livre buscam novas alternativas para melhor viver com os familiares, amigos e a sociedade.
A vida é uma escola e diariamente há um aprendizado novo. O que fizemos de errado ainda há tempo de consertar os erros; se estamos estressados vamos procurar diminuir as tensões, porque não devemos confundir os atos, ações e atitudes de ontem com as de hoje, porque senão... o tempo passa, os cabelos brancos aumentam, as rugas se acentuam, o caminhar é lento, o pensar é vago e o viver se torna impraticável.
Os ponteiros do relógio dia a dia disparam e há quem diga que as horas do dia estão diminuindo, portanto, é hora de colher as sementes que foram plantadas; os frutos que foram jogados nos terrenos preparados com amor e na medida certa e... curtir a vida, integrando-se, envolvendo-se e juntando-se as mulheres, fazendo renascer desejos de viver grandes e prazerosos momentos..
Começar ou recomeçar em qualquer idade é possível. É só buscar o bem estar-fisico , emocional e espiritual para continuar com o desejo de viver, brincando, recordando , transmitindo assim, exemplos de vida que servirão de "cópia" para as novas gerações.


PUBLICADO NO JORNAL O POVO - 08/NOV
Caderno Jornal do Leitor
Fortaleza - CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário