quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

JUIZES PREDISPOSTOS!

Sebastião Antônio Baracho (conanbaracho@uol.com.br)

cidade: Coronel Fabriciano
estado: MG
idade: De 71 a 80 anos
sexo: masculino
categoria: OUTRAS
JUIZES PREDISPOSTOS!

Atualmente, me sinto retorcido como torcedor futebolístico, em razão dos absurdos a se desenrolarem nos Estádios e, Campos de futebol.
Muitas das vezes, para assistir a uma partida de Futebol, que dura menos de duas horas, tem que ter uma preliminar de deslocamento para os estádios ou, para o retorno, prolongada para mais de seis horas no: Itinerário, assistir a partida e, voltar para a minha residência.

Quando me desloco até o local da contenda, vou bem informado pelos noticiários a respeito do meu time e, do adversário, sabendo, de antemão, quem será escalado para jogar e, as circunstâncias da peleja em referência.

Com as dificuldades no deslocamento, consigo chegar ao local de observação do jogo, quando, então, começa a minha odisséia, com uma série de complicações ou, ocorrências variadas, por mim inesperadas, a saber:

-Ocorre uma fuzarca de torcedores adversários a mim futicar me importunando e, aborrecendo, inclusive, com ameaças e palavrões.

-O Árbitro escalado, que deveria ser um modelo de arbitragem, com julgamentos imparciais e, decisões eficientes e... Justas! É um meu velho conhecido de outras partidas, em que, Ele, prejudicou o meu time.

-No início da peleja, tal Juiz, sempre apita falta do meu adversário, porém, longe da sua meta de defesa, portanto, faltas que não levam nenhum perigo para ele (adversário).
-No segundo tempo, o famigerado Juiz, apita todas as faltas, existentes (ou não), contra o eu time, mas, sempre próximas ao meu goleiro e meta, a maioria delas resultando em gols.

Essa diferença de comportamento do árbitro, com relação ao primeiro tempo (faltas do adversário longe do seu goleiro) e, no segundo tempo (faltas do meu time, todavia, perto da nossa meta), me faz pensar que, no intervalo do jogo, tenha sido "comprado" por dirigentes contrários aos do meu time, para nos prejudicar! Com isso, o meu retorno para casa se tornará num martírio de desengano e decepção.

-A culpa não é de quem "compra" e, nem de quem se "vende" e, sim, de quem não proíbe tais Juizes de apitar às suas partidas, portanto, prejudicando, mais uma vez, os torcedores fiéis!

Dizer! Até alguns animais o faz! Todavia, Falar! É preciso conteúdo!

Empiricamente, apresento algumas soluções para tais impasses vergonhosos:

-Seguir os exemplos do Basquete, Vôlei e, outros, onde, o campo sendo pequeno, tem vários juizes atuantes por si sós. Ao passo que, no caso do Futebol, só há um Juiz para um campo muito maior!
Se colocassem, pelo menos, três Juizes com autoridade para julgarem e decidirem sobre as faltas cometidas, será muito mais difícil e, oneroso, que Eles sejam subornados!

-Acabar com os empates, simplesmente, ocorrendo prorrogações até um sair vencedor! Os empates só prejudicam aos torcedores, nos deslocamentos e/ou, no pagamento em duplicata para ver nova partida, além de, beneficiar a terceiros que, nem entraram em campo para disputa dos pontos, os recebendo como benesse!

-Que todos os Estádios ou, Campos de futebol, tenham uma segurança própria, inclusive, os Times em disputa, para a manutenção interna da ordem pública, ficando a Polícia Militar e Civil, policiando do lado de fora, ao redor dos estádios, só intervindo no caso de serem convocados para tal.

-Acabar com as regalias dos assistentes, colocando o ingresso a um preço geral para todos, ou seja: Um só preço, pois, as partidas só dão reflexo das suas atuações, seja para quem está em camarote ou cadeira, ou, para os das arquibancadas!

Resumindo: Até hoje, só torcia pelo meu Atlético Mineiro, isso, ocorrendo há mais de seis décadas, porém, com a quantidade seguida de derrotas que tem tido para o seu maior rival e, vendo as atitudes protecionistas de alguns Juizes, para o seu adversário, doravante, continuarei Atleticano! Porém, só assistirei uma partida sua quando vencer o Cruzeiro, com isso e, por isso, me agregarei à qualquer time que for adversário do Cruzeiro, torcendo pela vitória Dele!
Não estou despeitado nem decepcionado, apenas, revoltado com as injustiças praticadas contra o meu pobre Galo!

A seguir, uma poesia minha alusiva ao empate esportivo:

O EMPATE!

Monumento convexo
Pululando de gente,
Estribilho ao vento...
Som estridente!

Mesclar de pessoas
Vestes a granel,
Suores na fronte...
Esvoaçar de papel!
Ao redor da arena
Galeria à espera
Da pugna plena!

Acotovelar da massa,
Afoitos torcedores
Nivelam-se nas escadas
Esperando os jogadores.

Emoções/ explosões,
Mãos distendidas!
Alaridos e brados
Começa a corrida.
Tal qual a platéia
A arena é invadida,
Ao apito do juiz...
Começa a partida!

Retesar de músculos,
Chuteiras afiadas,
Traves à mostra...
Faltas marcadas!

Cobrança célere
Defesa convergindo,
A trajetória da bola
Pra meta dirigindo.
A pelota em parábola
Põe manto no zagueiro,
Porém, encontra nicho...
No peito do arqueiro!
Recomeça a refrega,
A disputa é acirrada,
O jogo é viril,
O placar... Branco!

Nas galerias da urbe,
Chute vão pelo ar,
Arremedos de goleadores
Querendo a meta vazar!

O tempo, rápido escoa,
O empate é vigente,
Prejudicou os times...
Magoou o assistente!

A truculência imperou,
Em quase todo o momento
A bola, por ser redonda,
Ficou no esquecimento!

As metas ficaram virgens,
Os goleiros indevassáveis,
Os jogadores muito arfantes,
Os torcedores... Insaciáveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário