quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

UM PASSEIO DIFERENTE - Tania Maria Gurgel do Amaral

Tania Maria Gurgel do Amaral (tania.gurgeldoamaral@yahoo.com.br)

cidade: Fortaleza
estado: CE
idade: Selecione sua Faixa Etária
sexo: feminino
categoria: OUTRAS
 UM PASSEIO DIFERENTE

PASSEANDO POR FORTALEZA

Uma maneira de conhecer uma cidade é usando o transporte coletivo - o ônibus. As empresas que atendem seus usuários são cadastradas pela prefeitura local, cujas linhas e itinerários são ganhos após uma licitação.

Estava na Rua Costa Barros esquina com a Rua José Lourenço quando resolvi passear durante a tarde de um dia de dezembro. Tomei um ônibus sem saber qual o fim da linha. Passei por vários locais conhecidos, mas depois foi ficando mais distante e, eu apreciando e conhecendo aquelas ruas, aquelas casas até então nunca vistas. De repente, obrigatoriamente, houve troca de ônibus num dos terminais e lá fui eu mais uma vez passear. Passear com pessoas de todas as idades. Estudantes, donas de casas, trabalhadores. Houve um momento que troquei algumas palavras com o motorista, que me adiantou onde estávamos após tantas curvas e retas. Realmente Fortaleza cresceu a ponto de me confundir e, não saber identificar em qual bairro nos encontrávamos. Esqueci até de avisar em casa e, confesso que não lembrei mesmo! O sobe e desce, o senta e levanta, o abrir e fechar de portas fez-me esquecer o que tinha de faze r a noite.

Como sou Guia de Turismo atrevi-me a falar com todos, assim como fazemos quando estamos conduzindo um grupo rodoviário. O ônibus não estava lotado, ainda haviam lugares a serem ocupados. Quando comecei a falar, apresentando-me, percebi os olhares, não de reprovação, mas de espanto, porque não é comum fato como esse. Fiz comentários sobre a Fortaleza de ontem e a Fortaleza de hoje e, para minha surpresa vieram várias perguntas. Havia um senhorzinho ocupando de fato e de direito, a cadeirinha que lhe é destinada por lei. Era o mais entusiasmado. Conhecia Fortaleza como a palma da mão. Falou o que teve vontade e, aí o ônibus já lotado foi sendo dominado pela euforia dos passageiros, motorista e condutor.

Já estava próximo do ponto final de retorno, quando resolvi cantar para tornar o nosso encontro único, em momentos de alegria e sentimento de igualdade, até porque é tempo de Natal. Fui acompanhada por um coro uníssono que me deixou feliz da vida e, mai s uma vez ter a certeza de que a felicidade depende de nós... Lembrei da frase de S. Brown : "_ Ninguém tem a felicidade garantida. A vida simplesmente dá a cada pessoa tempo e espaço. Depende de você enchê-los de alegria."

E, foi pensando nesta afirmativa e naquele bem que estava me proporcionando, que pensei em multiplicar e dividir a minha felicidade com àquelas pessoas escolhidas por Deus, para juntos sentirmos a felicidade que neireé veloz e voa como aquela tarde ensolarada ...

2012 vem aí e, com certeza, várias viagens acontecerão ao lado de pessoas que sabem aproveitar, mesmo com simplicidade, os momentos que lhe são raros, reconhecendo seus limites, respeitando e se fazendo respeitar...

A todos que estiveram comigo naquele ônibus, recebam muitas bênçãos do Senhor e que a alegria invada a casa de vocês com a chegada do Menino Jesus na noite do dia 24.

Aos leitores do Jornal do Leitor, boas festas!

Tania Maria Gurgel do Amaral
tan ia.gurgeldoamaral@yahoo.com.br
Promotora de Grupos de Melhor Idade

Nenhum comentário:

Postar um comentário