sábado, 20 de novembro de 2010

Sempre é tempo de reflexão - Muriel Elisa Távora Niess Pokk

Muriel Elisa Távora Niess Pokk (mpokk@hotmail.com)


cidade: São Paulo

estado: SP

idade: De 61 a 70 anos

sexo: feminino


Sempre é tempo de reflexão



Muitas pessoas, mesmo sabendo que os refrigerantes fazem mal, continuam consumindo-os em seu dia a dia, tanto pela praticidade, como também, é claro, pelo sabor delicioso que apresentam.

Há décadas - assim que se falou em lançar refrigerantes em garrafas de plástico - muitos textos com opiniões contrárias saíram publicados em jornais e revistas. O acondicionamento em plástico seria ainda mais prejudicial à saúde, pois o líquido teria mais um produto acrescentado a ele para que o tornasse compatível com a embalagem.

Mas, apesar das opiniões dos especialistas, como todos sabem a novidade foi lançada por ser economicamente mais conveniente.

Também ao se falar na criação do refrigerante light, lembro-me muito bem dos amplos debates que houve a respeito.

Os técnicos davam entrevistas, informando que aquele produto não fazia mal. Muitos profissionais da saúde, na época, ao contrário, pediam que não fosse criado o refrigerante light.

Médicos famosíssimos afirmavam que certos componentes que iriam ser acrescidos ao refrigerante poderiam causavam câncer.

O poder econômico venceu, o produto foi lançado e hoje é consumido por milhares de pessoas.

O grande problema não está só nos refrigerantes. Nem mesmo nos produtos quimicamente conservados e acondicionados em latas, embalagens plásticas, vidros; ou em vários embutidos e laticínios que podem provocar, por exemplo, alergias; há noticias de pastas de dente que contém areia e produto para clarear os dentes que atacam a gengiva e os dentes, vindo algumas em tubos metálicos que possuem chumbo, prejudicando a saúde; o leite, além dos produtos químicos, conservantes e aromatizantes, chega à nossa mesa repleto de hormônios - estes dados constantemente à vaca; a margarina, recebe antioxidantes, flavorizantes, corantes, emulsificantes, espessantes, acidulantes e como os outros produtos, conservantes; a esponja de aço, que usamos para dar brilho às nossas panelas, ao ser manuseada solta pequeninas partículas que podem ser aspiradas ou engolidas e provocar câncer, tendo sido proibidas nos EEUU.

O pior mesmo está na água que nos é servida pelas companhias de saneamento básico em todo o Brasil. Nela são acrescidos produtos para a esterilização da mesma, como o flúor, cuja utilização, para esse fim, foi proibida nos Estados Unidos, por causar câncer.

É preciso que os industriais, que produzem nossos alimentos, e os nossos políticos tenham sempre em mente, primordialmente, a nossa saúde.

É tempo de reflexão. É tempo de eleição. É tempo de voto responsável.



Texto registrado em cartório

Nenhum comentário:

Postar um comentário