quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O AMOR, A VERDADE E, A... AMIZADE!

Sebastião Antônio Baracho (conanbaracho@uol.com.br)

Quarta-feira, 11 de novembro de 2009 às 14:17:23

Coronel Fabriciano-MG


O AMOR, A VERDADE E, A... AMIZADE!

Desde os primórdios, nos foi ensinado a nos comunicarmos, elevando ao máximo, a prática do Amor, a amizade sincera e, desinteressados das benesses!

O Ser Humano, quando isolado das parcerias, contatos e, dos amigos, se transforma numa ilha insondável no meio da multidão!

Todos nós, eruditos, empíricos e/ou, analfabetos, temos que ter um relacionamento com alguns ou, alguém, sob pena de nos transformarmos num introvertido, absorto, tão somente, conosco mesmo, passando a ser denominado de insurgente pela rebelião praticada com o nosso procedimento social.

Os amigos produtivos e, eméritos, só nos deseja o bem, todavia, de permeio, há aqueles que só pensam em levar vantagens na amizade falsa que nos oferece.

Na minha saudosa Diamantina, quando ainda era jovem, aprendi que: O verdadeiro amigo não se perde! Se Ele afasta, por qualquer motivo insondável não verificado, é por que: Não era nosso amigo!

Até aqui, o que escrevi, é um espelho refletor da verdade, nos moldes do referenciado e, seus detalhes, porém, toda Verdade tem que ter reflexo e nitidez para que possamos aceitá-la com um dogma vivencial.

Os Amores e, as Amizades precisam ter um discernimento capaz de analisar, com perspicácia, os seus prós e contras atuando em nosso favor e/ou, do nosso parceiro, sem ninguém usufruir imerecidamente de tal relacionamento.

O Amor, a Verdade e, as Amizades não podem emitir reflexos contraditórios aos seus esplendores, ou seja: Afeto e paixão + Exatidão autêntica + Estima e dedicação, dirigidos, apenas, no interesse de uma das partes envolvidas, portanto, causando desilusão ao outro envolvido no enleio, o perturbando e... Afastando!

De umas décadas para cá, tenho reduzido o rol das minhas amizades, pelos motivos, até aqui referidos e, pelas seguintes razões:

> Amizade com os devassos e, libertinos no proceder, não me interessam, pois, Eles nada têm a me ensinar de meritório.

> Relacionamentos com criminosos em geral, nem que seja, apenas, de diálogos e palestras, pois, além de nada terem a me instruir, passo a ser observado, por outros, como conivente com Eles.

> Amizade com o sexo oposto onde, o outro lado me faça propostas sexuais e/ou, amorosas, pois, se aceitá-las, estarei traindo a minha esposa fiel e, colocando em perigo a minha convivência familiar, inclusive, com os meus dependentes.

> Procuro, sempre, falar a verdade, em razão de a sua exatidão ser autêntica e, incontestável, portanto, não sujeita a escuridão e logro da mentira, com a sua luz ofuscando o engodo e, a minha própria pessoa se, dela, tiver que falar a verdade, mesmo que seja me prejudicando.

Vou parar por aqui, o assunto é vasto e, a minha passarela de papéis e, leitores não poderem ser acumulados, acabando por olvidarem-me.

RESUMINDO: Muito embora a modernidade tenha, quase sempre, nos armando as suas arapucas de falsidades, é preferível termos os Amores, a Verdade e, as... Amizade autenticas e, sem ludibrio e/ou, benesses que não tenhamos merecido.

Lembrem-se: É melhor termos, apenas, um Amor e, poucas amizades, do que tê-los em abundância, tão somente, no interesse de quem nos oferecem com a intenção de nos prejudicar ou... Espoliar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário