segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Comunicação... Incompatíivel!

Sebastião Antônio Baracho.
conanbaracho@uol.com.br
cidade: Coronel Fabriciano
estado: MG
idade: De 71 a 80 anos
sexo: masculino

ESTÓRIAS
Comunicação... Incompatíivel!

O nosso gosto pelo modernismo, no tocante às coisas hodiernas, é resultante do desenvolvimento intelectual da humanidade, mesclado no afã de lucro substancial, para os fornecedores de tais finalidades de relacionamentos e, aprimoramento das vantagens para a nossa sobrevivência moderna.

Em tempos antanho, as comunicações eram efetuadas pelos rádios e telégrafos, com muitos se comunicando, apenas, por carta e/ou, trocas verbais nas conversações onde, davam e, recebiam notícias do derredor ou, mais distante.

Os estabelecimentos comerciais ficavam superlotados para ouvirem notícias e, futebol pelos rádios.

Os diálogos em locais públicos eram retransmitidos para os familiares e amigos.

HOJE...
Temos uma miscelânea de fontes a nos darem notícias atualizadas, como:
Televisão, Jornais, Rádios, Telefones, Celulares, Internet e, dezenas de outros meios de comunicações públicas.

MAS...
Em oposição (empírica), informo que, as fontes que nos dão notícias do cotidiano e/ou, diuturno, não têm se esmerado, com apuro, tão somente, na verdade dos fatos propalados e, por isso, muitas das vezes, somos informados de inverdades, nos apresentadas como fidedignas, o que, na verdade, nos tornam um fantoche acreditando no irreal e, à propalar, ao nosso redor, informações incompletas. Somando-se a isso, os noticiários nos transmitidos sem detalhes primordiais ou, com a ausência deles.

Na pressa de serem os primeiros a darem as notícias, os noticiaristas não se previnem em saber as origens e, autenticidade do que nos informam, por isso, na verdade, nos prejudicam, às vezes, gravemente.
Se, os meios de comunicações têm os componentes necessários aos seus desenvolvimentos noticiaristas, deveriam ter uma equipe para analisar os eventos antes de transmiti-los como completo e, verídico!

A título de ilustração, talvez opaca, por ser um mero empírico, vou delatar algumas notícias diariamente transmitidas ao público em geral, tais como:

* Caminhão colidiu e, matou o seu condutor e dois caronas na rodovia, porém, não diz os nomes das vítimas, causando enorme desassossego a todos os familiares e, amigos que tenham alguém ou alguns, em viagem por aquela região.

* Alguns assassinos, traficantes ou, ladrões. assaltaram uma loja e, fugiram! Porém, não diz os nomes dos marginais e, o tipo físico deles! Todavia, pode ocorrer o fato de, em seguida e, noutro local, os mesmos meliantes tentar cometer os mesmos crimes, mas, não serão reconhecidos por não terem noticiado os seus nomes e, as suas fisionomias.

* Ao recebermos "Vírus" pela Internet, nela sendo cadastrados com senhas e, pagamento pelo seu uso, Ela deveria evitar o envio para nós, por ser o agente transmissor de tais absurdos, emitidos por um seu usuário.

* Pelos mesmos motivos, imediatamente acima, As Telefônicas deveriam ser responsabilizadas pelos "trotes" e, ligações errôneas.

* As notícias futebolísticas nos levando aos estádios, no caso de empates, deveriam nos ressarcir pelos ingressos pagos, pois, lá vamos com sofrimentos físicos e, monetários, para ver o nosso time vencer!

* Até algumas Igrejas estão nos dando algumas notícias enganosas, pois, colocam Deus e Jesus no apogeu e, Maria, mãe de Jesus, escolhida por Deus entre as mulheres, como... Ídolo!

RESUMINDO: Não é minha intenção denegrir o Sistema de Comunicações, porém, convenhamos, Ele deveria ser bem melhor, bastando, tão somente, o Interesse de dar as notícias com todas as verdades nelas contidas e, não, às vezes... Omitidas!
Ao mesmo tempo, no meu modesto entender, a Humanidade deveria se esmerar nos princípios da honestidade ilibada e, não prosseguir cometendo desatinos a darem vez e, motivo, dos seus procedimentos errôneos serem noticiados.
O Telefone e o Celular se destinam a transmitir a outrem, as palavras à distância, todavia, na maioria das vezes, o transmissor, sendo imoral e, na clandestinidade, comunica notícias mentirosas a granel, por isso, é mais uma notícia enganosa a prejudicar o recebedor dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário