sábado, 21 de agosto de 2010

É DANDO QUE SE RECEBE! - Sebastião Antônio Baracho

Sebastião Antônio Baracho (conanbaracho@uol.com.br)




cidade: Coronel Fabriciano

estado: MG

idade: De 71 a 80 anos

sexo: masculino

categoria: OUTRAS

titulo: É DANDO QUE SE RECEBE!

texto: O Descuido e o Desinteresse têm se fecundado no meio da Sociedade hodierna, inclusive, nas famílias devidamente organizadas e, harmônicos entre os seus membros, pacíficos e respeitadores dos direitos e deveres de cada um e/ou, em conjunto.



A voragem trepidante dos momentos de labor tem aglutinado perduramente, todas as lembranças dos momentos de prazer e de lazer, bem como, dos relacionamentos familiares e, até amorosos, os deixando ao rés-do-chão dos nossos pensamentos de amizade e respeito mútuo entre nós.



Na maioria dos casos, quando nos encontramos no aconchego dos nossos lares, almejamos, tão somente, o descanso do físico, cuidando de ingerirmos bebidas alcoólicas, ver televisão, internet, futebol, jornais etc.,

Sem nos preocuparmos com os problemas dos demais ao nosso redor e/ou, pior! Sem nos interessarmos na procura de soluções de eventuais problemas Deles e, quando ficamos sabendo, simplesmente, ouvimos e comentamos, mas, não procuramos ajuda-los ou, assimilar o fato orientando para uma solução cabível!



Se, todo esse descaso, acontece nas famílias idôneas, imaginem, ao contrário, ou seja:

Problemas e, mais problemas, acontecendo em famílias desunidas e ignóbeis, por culpa dos seus componentes, pois, nenhuma Criança nasce má, o que as transforma em ruins, são os próprios seres débeis e imorais que a circundeia lhes dando o mau exemplo de vivência.



Se, os Seres Humanos, não encontrarem momentos diários para a convivência pacífica com os seus, os ajudando e, orientando o bom proceder, dentro de pouco tempo, seremos piores do que os selvagens sem didática e/ou, iguais aos marginais malfeitores, pois, o Mal é tentador e, mais fácil de ser copiado do que o Bem e seus deveres!



Falar é fácil, até os irracionais o faz, vou tentar Dizer dando exemplos que aprendi e, apreendi com os meus genitores, na minha infância na saudosa Diamantina, minha terra e dos meus pais, a saber:



> "Diga-me com quem andas que eu direi quem tu és!" Dessa forma, escolha para você e, os seus dependentes, amizades dignas, pois, os maléficos nada têm a os ensinar!



> "O alheio chora o dono!" assim, não fique com o que não é seu de direito, retendo-o, acabarás, no futuro, perdendo muito mais do que acolhestes.



> "Antes pau curto do que mãos vazias!" Se não conseguires a fortuna material, se contente com o que tens, sem ambição desmerecida.



> "Amigos não se perdem!" Caso estejas em dificuldades de amizades, não se preocupe, continue sendo leal e honesto, pois, os que eram seus amigos e, se afastaram de você, sem motivo justo é, por que, não eram seus amigos e, sim, interessados em algo seu!



> "Ninguém dá nada a alguém desinteressado de retorno!" Se você não merecer o recebimento do que lhe é ofertado como benesse, não o receba, pois, futuramente, terá que devolver com juros exorbitantes!



Vou parar por aqui, o assunto é vasto e, a passarela de papéis carentes para conte-lo, todavia, resumidamente, devo dizer-lhes o seguinte:



Cuidem com carinho dos seus filhos e dependentes, mesmo que não seja retribuído em afetos e considerações, pois:

Eles serão o futuro da humanidade, atualmente, à beira do caos! Só os bons exemplos e conselhos poderão modificá-los para o Bem deles e, de todos nós!

É o que penso e, procuro seguir!



A seguir, uma poesia minha e, inédita:



CAMINHOS PARALELOS



Nossos caminhos não cruzam

Por serem muito diferentes,

Enquanto sigo às estrelas

Tu?...Acompanhas o tridente!



Piso em espinhos,

Sofro estertores,

Sou carente de mimos

Vivo com poucos amores.



Tu pisas em rosa,

Dores? Tu não tens,

Carinhos te sobram,

Amores?...Também!



Minha vida é vida!

A tua é prazer!

A dor me anima,

A ti... Faz sofrer!



Os prazeres terrenos,

Acalanto de infelizes,

São cantos de meretrizes

Que te fazem... Acenos!

Um comentário:

  1. Tua poesia "Caminhos Paralelos" é a dor sentida do poeta que descobre da vida os contrastes.Instante de riqueza espiritual o do encontro da verdade!Á partir daí há de vislumbrar a felicidade, a consciência do mundo real saindo da utopia. Avante!

    ResponderExcluir