sábado, 12 de dezembro de 2009

Revolucionando a Memória com o Ontem e o Hoje

Tania Ma. Gurgel do Amaral (tania.gurgeldoamaral@yahoo.com.br)

Sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 às 13:37:32
Fortaleza - CE

Revolucionando a Memória com o Ontem e o Hoje

Os entendidos dizem que não é nada bom , uma pessoa está enquadrada na categoria
" SAUDOSISTA". Até concordo, porque viver do passado acabamos nos esquecendo de viver o presente. Já diz o ditado: Quem vive do passado é museu!
Mas lembrar, recordar, reviver o que aprendemos e vivemos é maravilhoso, principalmente quando comparado com o momento atual, porque é o que mais fazemos, dizer se ontem foi melhor do que hoje. As lembranças micro filmadas voltam a ser exibidas na memória . Na realidade voltam a mexer com o nosso lado nostálgico, não é verdade? É gratificante, prazeroso!
Esta experiência estou fazendo com o Clube de Melhor Idade "ARTE DE VIVER", do qual sou membro criador e que nesses 11 anos vem trabalhando a convivência amistosa e fraternal com pessoas acima de 50 anos; praticando o exercício da cidadania; levando assuntos pertinentes aos interesses do grupo, principalmente quando se fala em saúde e os direitos contidos na Lei do Idoso, bem como atividades sociorecreativas, culturais, turísticas, a fim de que não sejam atingidos pela tristeza, a solidão, o estresse, a melancolia.
Como uma só andorinha não faz verão, juntei-me à Diretoria e associados e estamos trabalhando o quadro "Revolucionando a Memória com a Fortaleza de Ontem e de Hoje" . Mensalmente uma equipe escolhe um segmento (Artes, Comércio, Cultura, Educação, Indústria, Comunicação, Política, Saúde, Costumes/Hábitos, Entretenimento etc) , faz uma pesquisa, desenvolve e apresenta na assembléia de sócios o que trabalharam durante a quinzena.
Você, caro leitor, já pode avaliar a satisfação, o prazer e o envolvimento dos 5OTÕES. Cada qual quer dar o melhor de si quando da sua exposição. É uma guerra de sabedoria! Vale tudo! Apresentação em áudio-visual, em forma de dramatização, dinâmica etc.
Trabalhar a memória de forma associativa e falando de coisas do real interesse individual e coletivo, tem sido uma das maiores conquistas do Clube porque entende que todo tempo é tempo de viver o ontem, o hoje e o sempre, para estimular o ego, incentivando-o e direcionando-o para alguma atividade de cunho artístico ou terapêutico, sempre trabalhando a socialização , a desinibição e reconhecendo o valor dessa geração que construiu e, ainda ajuda a construir e edificar este reino "saudosista" que se resume em alegria, lembranças, saudades e eternas recordações .
O desafio de reunir as idéias, formatar uma explanação ativa e diversificada, evidenciando detalhes de alguns fatos pitorescos tem trazido para o grupo momentos inesquecíveis , descontraídos e que só fazem estreitar os laços de amizade e companheirismo.
Recordar o passado, viver o presente e planejar o futuro é essencial para se estar sempre de bem com a vida, coroando a existência e o uso da liberdade de "ir e vir" em qualquer idade, sabendo criar, adaptar-se, inventar, sempre dando uma orientação a vida para nos tornar mais produtivos e ligados aos outros de forma mais humana.
Os 5otões do "ARTE DE VIVER", merecedores da minha admiração têm demonstrado que continuam antenados , aceitando desafios dignos de elogios e que com isso provam que buscar alternativas para preencher o tempo livre é uma excelente causa para revolucionar a memória.
Quem quiser fazer parte dessa turma, fica aqui o convite para estender a idéia desta atividade aos grupos de convivência e sociabilização espalhados pelas cidades brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário