segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

COROA ou COROCOCOTA

Tania Ma. Gurgel do Amaral (tania.gurgeldoamaral@yahoo.com.br)

Sexta-feira, 18 de dezembro de 2009 às 20:01:26

Fortaleza CE

COROA ou COROCOCOTA

Agrada-me folhear as páginas deste jornal e encontrar textos como "SER COROA É" de Saraiva Júnior, publicado na edição do dia 12 de janeiro .
Assim como eu, muitos "coroas" ao lê-lo devem ter feito uma viagem, aquela que lembra dos nossos reinados de jovens adolescentes.
Foi por volta de 70 que começamos a adotar o tratamento/gíria "COROA" . Sempre (a empreguei às pessoas mais maduras, bonitonas e enxutas) Nunca levei para o lado contrário, porque entendo que ser cara ou coroa não está na idade e sim na moeda (no jeito de ser, falar, ouvir, pensar, conduzir as coisas etc).
Foi na época da novela, Irmãos Coragem, que surgiram outras gírias e dominaram o nosso linguajar, como: BOKOMOKO ( pessoa que não sabe se comportar) , BROTO( adolescente), BULHUFAS (nada), CARANGO(carro), CRICRI( chato), GAITA(dinheiro), LELÉ DA CUCA(louco), MORA(entende?), NA CRISTA DA ONDA(em pleno sucesso), PAPO FIRME( pessoa que não dá mancada), PRAFRENTEX (avançado), TÁ RUÇO ( está ruim) e outras mais que os "BROTOS" falavam e os "COROAS" continuam falando ainda hoje.
Esse período marcou uma geração que viu Fortaleza se expandir; a loteria esportiva fazer milionários; a moeda voltar a se chamar cruzeiro não havendo cortes de zero; a freqüentar o Estádio Presidente Vargas lotado, para ver o futebol do Pelé, Rivelino, Leão, Ado, Leivinha, Tostão, Adhemir da Guia e outros craques que estiveram aqui durante o Campeonato Brasileiro de Futebol.
Trabalhava na Credimus Crédito Imobiliário, uma das empresas de Elano de Paula, autor da canção Manias e irmão do nosso Chico Anísio. Suas instalações funcionavam numa Galeria, na Rua Major Facundo.
A Copa do Mundo acabara . Éramos campeões e como todo curioso, ver mesmo de longe os jogadores de times grandes em Fortaleza era novidade . Pelo fato da Credimus ser em frente ao Hotel Savanah , local de hospedagem dos jogadores e equipe técnica, tive o privilégio de apertar a mão de alguns e ser presenteada com a camisa nº. 1 do Palmeiras, gentilmente doada pelo Leão (jogador/goleiro da seleção que tinha a fama de ter as pernas mais bonitas). No dia seguinte a notícia se espalhou e os fanáticos pelo Palmeiras queriam ver a camisa do clube do seu coração. Recebi várias ofertas, um bom "tutu", mas preferi ficar com a camisa até porque também era torcedora do time. Guardo-a até hoje!
Os "COROAS" de hoje são os "BROTOS" de ontem que viveram a época onde os rapazes só entravam no Cine São Luís de paletó; freqüentavam as tertúlias do Náutico, Diários, Líbano ; das noites nas Boates Meia Noite, Noa-Noa, Senzala, Nilo`s; dos recantos agradáveis como o restaurante Trasteveri . Esses "COROAS" estão firmes e fortes. Uns já aposentados, outros caminhando para isso, mas todos se permitem continuar vivendo como "COROCOCOTAS", uma mistura de coroa com cocata (espírito jovem) , onde estampam alegria e prazer de viver recordando como é o caso do Saraiva Junior.
O Brasil caminha para ser o 6º país com a população mais idosa do mundo e no último censo realizado pelo IBGE em 5.435 municípios , mostrou que tem 11.422 pessoas com mais de 100 anos. Desde total 7.959 são mulheres e 3.472 homens.
Para minha surpresa , entre as 20 cidades que mais apresentaram moradores nesta faixa etária, 144 estão em São Luís (MA), 118 em Natal (RN), 93 em Maceió (AL) e 89 em Manaus (AM). Apesar das desigualdades climáticas e os serviços de saúde precários, o pessoal do norte esbanjou longevidade.
Imaginem se fossem concentrados nas outras regiões onde a água é garantida para o plantio do feijão, frutas, legumes , viveriam outros tantos anos...
A "COROA" destas pessoas deve ter muita riqueza, pedras preciosas de todas as cores e valores e, um local de destaque perante a família e a sociedade.
COROAS de Fortaleza, COROAS do Jornal do Leitor, nada de ressentimento com o tempo,
vamos viver esta idade maravilhosa de sabedoria e experiências vividas, trazendo a nossa memória somente aquilo que foi prazeroso e que pode nos dar esperança de um renascer com conquistas almejadas e garantidas para que os "BROTOS" possam ser os "COROAS" do futuro.


publicada no Jornal O POVO de Fortaleza, no Caderno Jornal do Leitor

Um comentário:

  1. Adorei a reportagem, até porque também trabalhei na Credimus da Rua Major Facundo galeria) em 1977.Tempos bons não volta mais...saudades

    ResponderExcluir